segunda-feira, 8 de junho de 2015

REFLETINDO.....



Consumo de drogas na Adolescência


O consumo de drogas na adolescência há muito tempo preocupa a população, pois mais tarde os jovens podem sentir os seus efeitos da pior maneira no futuro.

Há muito tempo que se utilizam drogas como medicamentos, devido às suas propriedades analgésicas, mas consumidas em baixas doses.

No entanto, o consumo de drogas em doses elevadas distorce a realidade de tal forma que produz falsas situações de bem-estar e provoca danos quase sempre irrecuperáveis.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o termo droga aplica-se a todas as substâncias que se caracterizam por:
  •   Produzir alterações no equilíbrio do organismo ao serem introduzidas por diversas vias, como inalação, ingestão, injeção, etc. ;
  •  
  • Provocar no indivíduo dependência física, psíquica ou ambas;
  • Conduzir o organismo à tolerância aos efeitos que produz;
  • Levar à síndrome de abstinência, quando deixam de ser consumidas.

Quando um jovem experimenta uma droga, geralmente faz por pressão do grupo de amigos ou por curiosidade. O abuso das drogas depende dos mais variados fatores, como o estado psicológico, as condições socioeconômicas (desemprego), solidão e o aliciamento exercido pelos traficantes.
Fonte:http://cuidadossaude.com/



Os adolescentes refletiram sobre os motivos que levam uma pessoa a usar drogas e perceberam o quanto a família é importante na sua formação. 

O papel da família é fazer com que a criança aprenda a lidar com limites e frustrações. As crianças que crescem em um ambiente com limites e regras claras, geralmente são mais seguras e sabem o que podem e o que não podem fazer. 

Quando se deparam com um limite, sabem lidar com a frustração, ao contrário de crianças criadas sem regras claras, buscam testar os limites dentro de casa, adotando um comportamento desafiador com os pais e, posteriormente, ao entrar na adolescência, repetem esse mesmo comportamento desafiador fora de casa. 

Além disso, por não estarem acostumados a regras e limites, não aceitam quando estes lhe são impostos. Alguns estudiosos afirmam que adolescentes desafiadores e que não sabem lidar com frustrações, apresentam maior risco para o uso de drogas. 

É fundamental o monitoramento por parte dos pais e um bom relacionamento entre eles, sendo um importante fator de proteção em relação ao uso de drogas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário