No dia 16 de Maio os adolescentes participaram da Caminhada contra a exploração Sexual de Crianças e Adolescentes organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o objetivo conscientizar e mobilizar a opinião pública em torno do grave problema da violência praticada contra crianças e adolescentes, com ênfase na prevenção e o enfrentamento dos casos de abuso e exploração sexual.
A violência sexual praticada contra a criança e adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial do direito à vivência sadia da sexualidade.
O abuso contra crianças e adolescentes, muitas vezes silencioso, já chega com maior frequência ao conhecimento dos órgãos de proteção dos direitos de criança e do adolescente.
O combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passa por ações de diversas áreas, devido à diversidade de situações nas quais essa prática pode se manifestar nas cidades brasileiras: nesse ano, com especial destaque à Copa do Mundo.
Mas acima de tudo é necessário que essa questão tenha o envolvimento de todo segmento da sociedade buscando os órgãos competentes como o Conselho Tutelar, o CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social , CRAS – Centro de Referência de Assistência Social ou denunciando - Disque “100”. Faça sua parte!
18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O ABUSO E
A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Um pouco de história - O dia 18 DE MAIO, instituído pela
Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração
Sexual de Crianças e Adolescentes”, é uma dessas conquistas memoráveis. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio
de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido
como o “Crime Araceli”. Esse era o nome
de uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada,
morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua
natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a
data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário