quarta-feira, 21 de março de 2012

PROJETO PROMOVE EXPOSIÇÃO PARA COMUNIDADE - ALIMENTAÇÃO & SAÚDE


No último dia 10/03 os adolescentes do Projeto Um Mundo Melhor Através da Informática, realizado pela Casa Espírita Nosso Lar com o patrocínio da Petrobras, organizaram uma bela e instrutiva exposição sobre Alimentação & Saúde.

Tendo como local o Nosso Lar em seu Núcleo Humberto de Campos no bairro do Bom Retiro o evento foi aberto ao público em geral e foi grande a visitação da população daquele bairro, do Caraguava e adjacências.

Conforme a Sra. Mª Eliana, Assistente Social responsável pelos módulos socioeducativos do Projeto, o tema foi escolhido pelos próprios jovens que levaram dois meses pesquisando, discutindo e produzindo conteúdos de qualidade para resultar neste grande evento que oportunizou aos jovens a experiência do trabalho em equipe e de compartilhar conhecimentos com sua comunidade e familiares.

Os quase 80 adolescentes que participam do Projeto, contaram ainda com a ajuda das estagiárias de Serviço Social, Érika Tabata e Silvana, da Pedagoga Marceli Parrini e da Monitora de Informática Thais Telles de Freitas.

Para o Marcéu Parrini, Coordenador do Projeto, é sempre importante ressaltar que este projeto, executado pela entidade desde 2007 e a partir de 2009 patrocinado pela Petrobras, é que a capacitação em Informática é otimizada para obtenção dos melhores resultados possível, dando como exemplo que todos os exercícios são executados de forma prática e simulam situações reais de rotinas comerciais e administrativas visando o preparo destes jovens para o 1º emprego – Por outro lado nos textos que são aplicados para digitação ou para o uso de outras ferramentas, são explorados assuntos pertinentes à idade dos participantes e textos com fundo moral que ajudam no resgate de valores e que incentivam à reflexão sobre conduta, disciplina e responsabilidade.

Já os módulos socioeducativos são extremamente importantes para fechar este ciclo proposto pelo projeto e os jovens sabem desde o inicio que de alguma forma terão que transferir estes conhecimentos adquiridos para suas famílias e sua comunidade, seja através da produção de boletins informativos, de palestras ou de exposição como esta que acaba de acontecer.

É este diferencial que torna o Projeto sustentável no sentido operacional. Os familiares e a comunidade acabam participando ao receber estas informações que visam à melhoria na qualidade de suas vidas e percebem que o jovem “pode sim” ser ator nesta transformação tão almejada. Estes adolescentes acabam atuando também como multiplicadores  ao convencer através de suas atitudes aos mais novos que aguardam a idade necessária para ingressar no Projeto.

“Nós da equipe executora, nos sentimos felizes e cada vez mais motivados em seguir com a nossa proposta de incentivar, e entusiasmar estes jovens para que aproveitem sempre as chances de aprimoramento e sigam sempre no caminho do conhecimento em busca de um mundo e uma vida melhor, mais justa e de mais oportunidades. ”. Finalizou Marcéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário